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O que comer antes do treino? Confira 6 alimentos saudáveis

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Ao iniciar uma prática esportiva, muitas pessoas sentem dificuldade para saber e entender o que comer antes do treino. Sabem que o jejum é prejudicial, que devem ingerir os cardápios passados previamente, mas não entendem o porquê disso. Agora você aprenderá o que comer antes do treino com consciência, e assim poder fazer as substituições, quando necessário.

Quais são os nutrientes necessários para um pré-treino?

Seja qual for o esporte que você praticará, o corpo necessitará de energia. Essa energia é proveniente da glicose no organismo. Como o corpo necessita de um estoque maior de glicose para os treinos, a alimentação pré-treino é basicamente a ingestão de carboidratos. Sem esse nutriente, o corpo fica cansado e não consegue render na atividade física.

O que comer antes do treino, afinal?

Há certos alimentos que dão a dosagem certa de carboidratos para um bom desempenho nos treinos. Uma boa regra é ingerir até 200 calorias a mais antes de treinar, mas nada de calorias ruins tipo junk food. Há diversos alimentos que lhe darão o índice de glicemia perfeito para o treino. São eles:

Pão

Alimentos ricos em carboidratos: pão integral

De fácil digestão, o pão é um alimento indicado para quem quer treinar logo em seguida ao seu consumo. Evite os pães que levam farinha integral e cheios de fibras. Eles poderão atrapalhar seu desempenho, pois a digestão é mais demorada e o índice de glicose será gradativo, piorando seu treino.

Arroz
Bowl de Arroz

O queridinho dos brasileiros é um dos mais usados para uma alimentação antes do esporte. Contém poucas fibras, pouca gordura e ainda uma quantidade de carboidratos ideal para quem quer treinar. Pode ser misturado com legumes para aumentar as vitaminas e sais minerais.

Macarrão

Tem um índice de carboidratos que chega até 80% da necessidade do esportista. Prefira ingerir o macarrão com molhos menos gordurosos ou apenas com um fio de azeite, que é a gordura mais indicada para a produção do colesterol bom.

Banana
Bowl de banana-com-berries

A banana é a melhor amiga dos esportistas. Ela, além de dar a dose certa de glicose para o treino, é capaz de prevenir câimbras devido ao seu alto nível de potássio. E tem água, muita água. A banana é composta por 70% de água, o que é necessário para a hidratação do organismo enquanto há um esforço maior.

Batata

É versátil em sua forma de preparo. Os esportistas devem apenas evitar o preparo com gordura e fritura. É uma boa opção de alimento para comer antes do treino, pois tem baixo índice de gordura aliado à dose certa de carboidratos e potássio. Como a banana, a batata também previne as câimbras durantes os treinos.

AveiaAlimentos ricos em carboidratos: Aveia

A aveia é um dos alimentos que mais possui carboidratos em sua composição. Duas colheres desse alimento têm o mesmo número de carboidratos que um pão. Pode ser adicionado às vitaminas com banana, dando a receita perfeita para o pré-treino. Outra vantagem é que a aveia é rica em vitaminas do complexo B, que também são grandes fontes de energia para o organismo.

Agora que você sabe o que comer antes do treino, não tem mais desculpas para não obter um desempenho ainda maior em suas práticas. Para saber mais e ficar por dentro de tudo sobre alimentação saudável, faça o download de nosso e-book “Guia descomplicado de alimentação saudável” e mãos à obra!

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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