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O que comer depois do treino: como obter os nutrientes que você precisa

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Já não é segredo para ninguém que para manter uma rotina de vida saudável os treinos e a alimentação têm que andar de mãos dadas. Muitas vezes temos dúvidas sobre o que comer depois do treino para garantirmos que os exercícios sejam realmente eficazes para atingirmos nossas metas. Agora é hora de sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto e aprender o que comer depois do treino.

Quais os nutrientes necessários?

Vamos pensar na seguinte situação, você foi para seu treino e antes ingeriu carboidratos para ganhar mais energia e poder treinar com mais desempenho. Esse armazenamento foi eliminado com a prática dos exercícios. Então, você deve ingerir carboidratos para reposição já que o funcionamento habitual do organismo depende deles.

Os músculos foram de alguma forma agredidos e precisam se recompor, como a composição muscular é de proteínas, a ingestão desse nutriente deve ser maior que a de carboidrato. Em média 1,2 g de carboidratos e 1,6 g de proteína por quilo corporal. Por exemplo, se você pesa 75 kg, o consumo de carboidratos deve ser 75 x 1,2 = 90g, e o consumo de proteínas deve ser 75 x 1,6 = 120g.

Outra grande necessidade corporal após o treino é a hidratação, por isso o consumo de água deve ser imediato e constante após a prática de exercícios físicos. Tomar uma bebida isotônica também é uma saída inteligente para reposição de sais minerais perdidos com o suor.

O que comer depois do treino, então?

Uma dieta saudável para quem pratica exercícios físicos chega a até 2.000 calorias por dia, claro que é para ficar de olho na qualidade dos alimentos calóricos. Não adianta comer fast food ou alimentos processados para aumentar esse consumo. A qualidade dos alimentos faz toda diferença neste processo pós-treino.

Carboidratos
Alimentos ricos em carboidratos: Batata Doce

Quando nos referimos ao consumo de carboidratos para a reposição, o ideal é ingerir carboidratos de baixo nível glicêmico para que não haja picos de insulina no organismo e seu esforço vá por água abaixo. Alguns alimentos que representam muito bem esse grupo são: mandioca, batata-doce, arroz integral, amaranto, quinoa, tapioca, pera, laranja, maçã e banana.

Proteínas

As proteínas também devem ser ingeridas com restrições, nada de carnes gordurosas ou processadas. Elas devem ser ingeridas de acordo com seu peso corporal, a cada kg devem ser ingeridos 1,6 g de proteínas, no máximo. Por exemplo, se você pesa 70 kg o ideal de consumo é 112 g de proteínas boas. Alguns alimentos que representam esse grupo são: peito de frango sem pele, ovos, feijão, tofu, carnes vermelhas magras, castanhas do Pará, salmão, sardinha, atum e iogurte.

 

Minerais
Água saborizada com frutas

A hidratação é imprescindível para manter a saúde fazendo exercícios físicos. Recomendamos o consumo de bebidas isotônicas logo após o treino para restabelecer os sais minerais que foram perdidos. Após esse consumo, muita água, água de coco, água aromatizada. Pode usar e abusar.

Nada como uma boa alimentação para alcançar os objetivos de seus treinos, não basta apenas suar a camisa se não sabe o que comer depois do treino para manter a saúde e viver melhor. Com uma alimentação adequada e muito treino seus objetivos serão alcançados muito mais rápido do que imagina.

Agora que você já sabe tudo o que comer depois do treino, assine nossa newsletter para se manter antenado nesse movimento saudável.

Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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