Bruschetta Morango
Bruschetta de morango com queijo de cabra
16 de agosto de 2016
Saiba porque voce deve consumir Chia
Saiba por que você deve consumir Chia diariamente
5 de setembro de 2016
Exibir tudo

5 benefícios do cacau e como inclui-lo na dieta

benefícios do cacau

benefícios do cacau

O cacau é, sem dúvidas, um dos alimentos funcionais mais importantes e conhecidos em todo o Brasil. Proveniente da bacia amazônica, o cacau só cresce em ambientes úmidos quentes e com a presença de sombra, por isso os grãos são cultivados basicamente na África, Ásia e América do Sul.

Esse alimento tem o poder de trazer uma série de benefícios à saúde de quem o consome. Confira a seguir quais são os 5 principais benefícios do cacau!

1. Deixa o coração mais saudável

O cacau é rico em flavonoides, que possuem poderoso efeito antioxidante. Esses flavonoides presentes no cacau impedem a deposição de gordura nas veias e artérias, o que, por sua vez, impede a formação de placas de gordura. Além disso, o cacau contribui para a redução do colesterol ruim — o colesterol LDL — e aumenta os níveis do colesterol bom — o colesterol HDL.

2. É estimulante cerebral

Os flavonoides presentes no cacau facilitam as sinapses entre os neurônios cerebrais, o que faz com que as pessoas que o consomem fiquem mais atentas. O cacau, portanto, pode ser considerado um estimulante cerebral.

3. Deixa a pele mais saudável e bonita

O cacau possui retinol, vitaminas do complexo B e também ácido ascórbico em sua composição. Tais substâncias são grandes aliadas na oxigenação e renovação da pele, por isso muitas empresas de beleza utilizam o cacau como principal fonte de cremes, esfoliantes corporais e máscaras, potencializando a beleza de quem consome o alimento ou utilizando de maneira estética.

4. Ajuda a emagrecer

Outro grande benefício do cacau é seu auxilio no emagrecimento. Sua composição diminui a ansiedade e aumenta o bem estar, o que reduz a compulsão por alimentos doces ou menos saudáveis.

5. É ótima fonte de energia

O cacau é ainda uma fonte de energia limpa. Uma xícara de cacau possui basicamente a mesma fonte de energia de uma xícara de café, porém sem causar disparos no coração e overdoses de adrenalina.

Muitas pessoas têm vontade de incluir o cacau em suas dietas, mas não sabem como fazer isso. O cacau pode ser incluído na dieta das seguintes maneiras: em pós, nos chocolates amargos e meio amargos e em snacks.

  • Cacau em pó — o cacau em pó é fácil de ser encontrado e consumido. Pode ser adicionado às saladas de frutas, ao leite ou a alguma receita funcional, substituindo o famoso chocolate em pó.
  • Chocolate amargo ou meio amargo — muitas pessoas são viciadas em chocolate. Porém, o que pouca gente sabe é que o chocolate convencional é rico em gordura, sendo assim, trocar o seu chocolate diário por tabletes de chocolates amargos ou meio amargos é uma excelente forma de incluir o cacau na sua dieta.
  • Snacks — outra forma excelente de incluir o cacau em sua dieta é por meio de snacks. Atualmente há diferentes tipos de snacks no mercado com diferentes composições. É mais uma forma fácil e saudável de incluir o cacau na sua alimentação diária.

O cacau é um alimento funcional que deve ser incluído na alimentação de quem busca saúde e qualidade de vida. Agora que você já conhece os benefícios do cacau, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do universo da alimentação saudável? Assine nossa newsletter e receba informações e novidades no seu e-mail!

Produtos Recomendados

[magento pid=’LJ-ID-CC, LJ-EN-OR’]

Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.