fundo parallax

Castanha de Pequi, um ingrediente raro e nutritivo.

Snack de Frutas desidratadas
O que vem na Caixa: Março
5 de março de 2015
Biscoito integral de cravo, canela e chocolate amargo
O que vem na Caixa: Abril
6 de abril de 2015
 

Em nosso box de março trazemos o snack Pequi Clusters que possui a castanha de pequi em sua composição.

A utilização desse ingrediente ainda é pouco difundida devido a sua dificuldade de obtenção.

Atualmente, o trabalho é feito por grupos de extrativistas na região do Cerrado Brasileiro. Mas assim como outras frutas e plantas nativas do Cerrado, o Pequi vem ganhando destaque no cardápio de restaurantes e outros estabelecimentos.

pequi-arvore-lilian-brandt-ispn
Pequi – árvore (Foto: Lilian Brandt)

O pequi, fruto do pequizeiro, é nativo do cerrado brasileiro. Muito utilizado na culinária regional em deliciosos pratos como o arroz com pequi ou ainda como tempero e matéria-prima para a produção de licores e sorvetes, o pequi é um fruto muito versátil.

Sua polpa tem o dobro de vitamina C de uma laranja e é rico também em vitaminas A, E e carotenóides. Tais fatores tornam o fruto um aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção às doenças associadas à visão. Da polpa pode se extrair também o azeite de pequi, um óleo usado para condimento e na fabricação de licores.

pequi-fruto-acervo-ispn
Pequi – frutos (Foto: Acervo ISPN)

Na língua indígena, pequi significa “casca espinhenta”. A frutificação do Pequizeiro ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.

A Castanha de Pequi
Castanha de Pequi
Bastante saborosa e nutritiva, a castanha do pequi, que fica dentro do caroço do fruto, pode ser consumida in natura ou utilizada como ingrediente na preparação de pratos salgados, doces e pães.

É rica em zinco e iodo, além de conter cálcio, ferro e manganês. O zinco, associada à vitamina C, combate os radicais livres, retardando o envelhecimento.

O iodo estimula a glândula tireóide e evita doenças como o bócio. Extrair a castanha sem deixar resíduos dos espinhos que ficam entre a polpa e a castanha não é tarefa fácil, por isso, a deliciosa castanha ainda é difícil de encontrar no mercado.

pequi-arvore2-bento-viana-ispn
Foto: Bento Viana – ISPN

Quer saber mais sobre os ingredientes que utilizamos em nossos snacks? Confira nossa série de artigos especiais.

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

1 Comentário

  1. Thaise disse:

    Bom dia! Vendemos castanhas de pequi e de Baru diretamente do Norte de Minas. Entregamos em todo o Brasil. Castanhas Sementes da Vida, tel 038 99210_8790, também estamos no Mercado Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.