fundo parallax

Saiba por que você deve consumir Chia diariamente

benefícios do cacau
5 benefícios do cacau e como inclui-lo na dieta
17 de agosto de 2016
snack tropical smoothie made in natural
Nossa família de snacks cresceu! Confira os 5 snacks novos
6 de setembro de 2016
 

Ultimamente tem se falado muito na chia, a semente aliada da saúde e do emagrecimento que pode ser incluída na dieta diariamente, proporcionando sensação de saciedade e ajudando no trato intestinal. Além disso, o alimento tem inúmeros outros benefícios que fazem com que ele seja um dos itens a serem incluídos no cardápio diário.

Você sabe quais são esses benefícios da chia? No post de hoje você vai descobrir os mais importantes, que são também bons motivos para você começar a consumir esse alimento agora mesmo. Confira!

A chia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Ao consumi-la regularmente você também ingere grandes quantidades de Ômega 3, substância capaz de ajudar no controle do colesterol, reduzir a formação de coágulos e arritmias e regular a pressão dos vasos sanguíneos. Dessa forma, a chia ajuda a reduzir as chances de entupimento das veias e melhora a fluidez sanguínea, evitando o aumento da pressão arterial.

Diminui o colesterol

A chia tem, em sua composição, grande quantidade de ácidos graxos, como Ômega 3 e 6, também chamadas de gorduras boas, que ajudam a aumentar a taxa do colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL). O alimento também auxilia na diminuição da taxa de triglicerídeos e na concentração de lipídios no sangue, o que também contribui para a diminuição do colesterol.

Deixa a pele e os cabelos mais iluminados

A semente possui vitamina A, que tem ação antioxidante e previne o envelhecimento precoce da pele e do organismo como um todo. O nutriente ainda trabalha contra o ressecamento da pele e redução da acne, proporcionando mais brilho à derme e aos cabelos. A vitamina B2, também presente, ajuda no fortalecimento das unhas e cabelos.

saiba por que voce deve consumir chia diariamente

Ajuda a desintoxicar o organismo

O ácido cafeico, também presente na chia, ajuda a desintoxicar o fígado e limita a produção de radicais livres, impedindo a evolução do envelhecimento precoce. Sua alta quantidade de fibras também permite o bom funcionamento do intestino, regularizando-o.

Aumenta a imunidade

O selênio e o zinco são minerais presentes na chia que melhoram o funcionamento do sistema imunológico, evitando o aparecimento de doenças como gripes, resfriados e impedindo infecções mais leves. Outros nutrientes presentes, como cálcio, sódio, potássio e fósforo também ajudam a manter a saúde das células e as deixam fortalecidas para combater uma série de doenças.

Auxilia no processo de emagrecimento

O consumo de chia traz a sensação de saciedade, indispensável no processo de emagrecimento. As fibras que ela contém absorvem água, transformando-se em uma espécie de gel, que aumenta a dilatação do estômago. Essa sensação permanece durante algum tempo e ajuda quem está no processo de emagrecimento a não sentir fome entre uma refeição e outra.

O consumo de chia pode ser muito favorável quando se diz respeito à saúde e ao emagrecimento. Para que cumpra todos os benefícios acima, os médicos e nutricionistas aconselham o consumo médio de 25 gramas diárias (aproximadamente 2 colheres de sopa). Porém, é aconselhável sempre consultar um profissional da saúde para ajustar os valores para a sua dieta.

A dica é consumir o alimento junto a frutas, iogurtes e até polvilhar na salada. Você também pode bater a semente no liquidificador com sucos e vitaminas. E você, costuma ingerir chia regularmente? Como você introduz o alimento no seu cardápio? Conte para nós nos comentários abaixo!

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.