As frutas mais saudaveis para consumo
As 8 frutas mais saudáveis que você deve consumir no dia a dia
8 de agosto de 2016
É possível fazer dieta comendo coisas gostosas?
É possível fazer dieta comendo coisas gostosas?
12 de agosto de 2016
Exibir tudo

Você já ouviu falar em alimentos orgânicos?

Alimentacao organica

Alimentação orgânica

As novas descobertas da ciência fizeram com que as pessoas passassem a se preocupar mais com diversos aspectos do seu cotidiano, e entre essas preocupações está a alimentação. Ao longo do tempo, médicos e nutricionistas foram descobrindo os benefícios e malefícios de diversos tipos de alimentos, e uma dessas discussões mais recentes e debatidas envolve os alimentos orgânicos.

Nos dias de hoje, os orgânicos já podem ser encontrados em feiras, supermercados e lojas especializadas. Se você ainda não conhece os alimentos orgânicos, confira este post e fique por dentro dessa tendência alimentar que está se tornando cada vez mais popular!

Definição

Muitas vezes o alimento orgânico é comumente reduzido à uma definição errada de ser um alimento que cresce sem o uso de agrotóxicos. Na verdade, não se trata só da ausência de defensores agrícolas, mas de uma filosofia de alimentação saudável, na qual não se usam alimentos transgênicos, drogas veterinárias, agrotóxicos, fertilizantes artificiais e adubos químicos.

Também não entram na receita nenhum tipo de aditivo sintético, como corantes ou aromatizantes. E todas essas restrições se aplicam não só aos legumes, frutas e verduras, mas também às carnes, ovos e laticínios.

Criação e cultivo
Agrofloresta

Como dito acima, os alimentos orgânicos se encontram dentro de uma filosofia de produção sustentável, ou seja, a agricultura orgânica usa o solo, a água e os outros recursos naturais de maneira responsável.

Dessa forma, as fazendas orgânicas costumam aproveitar os insumos naturais e, em muitos casos, contam apenas com o trabalho manual nas plantações. A produção de alimentos orgânicos já é regulamentada em diversos países, inclusive no Brasil, onde existem algumas leis que tangenciam a produção de orgânicos.

Benefícios

Sem dúvida, o maior benefício trazido pela alimentação orgânica é a retirada de substâncias e moléculas tóxicas e cancerígenas presentes em diversos produtos agropecuários utilizados para a produção alimentícia no Brasil. A alimentação é algo que deve ser levado muito a sério, pois é a base da saúde de uma pessoa, e é isso que faz com que as pessoas busquem cada vez mais alternativas saudáveis para suas refeições diárias.

Outro aspecto muito relevante dos alimentos orgânicos é o sabor. Os mais renomados gastrônomos e chefs de cozinha aplicam cada vez mais orgânicos em suas receitas por conta do sabor mais intenso e puro que esse tipo de alimento pode trazer. A carne de frango ou o sabor de um tomate orgânico são apenas dois exemplos de alimentos que são incomparavelmente mais gostosos em suas versões orgânicas.

O terceiro benefício importante é o respeito ao meio ambiente. A ausência dos agrotóxicos e de insumos artificiais faz com que a agricultura não agrida o ecossistema em que se encontra e cause desequilíbrios ecológicos.

Desvantagem

Apesar de tantos benefícios, o modelo orgânico de produção de alimentos ainda gera uma produção mais modesta do que nas fazendas onde é aplicada a agricultura e a pecuária tradicionais.

Isso porque os alimentos em sua versão “sem aditivos” possuem um outro comportamento de crescimento e rendem menos do que as plantas e animais tratados com químicos. É essa diferença que faz com que o preço dos alimentos orgânicos seja mais caro e a oferta mais escassa — a única real desvantagem da alimentação orgânica.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a agricultura orgânica, deixe-nos um comentário contando sua experiência com o consumo de alimentos orgânicos!

Produtos Recomendados

[magento pid=’LJ-BR-LN, LJ-FR-MX’]

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.