Snack Banana Rocks
O que vem na caixa: Fevereiro
1 de fevereiro de 2016
Snack Imperial Abacaxi desidratado
Cinco benefícios do abacaxi para o seu organismo
16 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Saiba como contribuir para evitar o desperdício de comida

Mapa do Desperdício de comida no mundo

Boa parte das pessoas não se questiona para onde vão os alimentos que elas jogam nos lixos todos os dias. O que para elas é apenas uma fruta estragada ou um produto vencido, vai se acumulando até chegar a um índice assustador de 40 mil toneladas de alimentos jogados fora diariamente.

Uma família brasileira joga fora, em média, um quilo de alimentos por dia, sendo que 58% do lixo é composto por material orgânico, um desperdício de comida que poderia alimentar 19 milhões de pessoas, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba).

Principais consequências do desperdício de comida

Mesmo com uma queda percentual, a fome ainda ameaça cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE. Além do desperdício direto de alimentos, que poderiam erradicar o problema no país, há ainda um gasto com água, sementes, fertilizantes, produtos químicos utilizados no cultivo, mão de obra, dinheiro para a produção e a quantia gasta mensalmente por cada família.

O desperdício de comida também possui um grave impacto ambiental e socioeconômico. Somente na produção agrícola se concentram problemas que vão desde o desmatamento até as lutas pela reforma agrária. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que alimentos desperdiçados também são responsáveis pela emissão de 3,3 bilhões de toneladas anuais de dióxido de carbono — substância ligada diretamente ao aquecimento global.

Desperdício de Comida

Como fazer a diferença?

Os maus hábitos alimentares — que vão desde compras exageradas até uma alimentação irregular — são responsáveis por 20% desperdício de comida. Com atitudes simples, é possível combater esse problema dentro de casa e adquirir uma vida mais natural e saudável. Confira as nossas dicas e faça a diferença:

  • Mude os seus hábitos alimentares. Mesmo com a cultura brasileira de “mesa farta”, prepare porções menores para as suas refeições, de acordo com o número de pessoas presentes em casa. Caso cozinhe uma grande quantidade de comida, consuma-a nos dias seguintes, antes do prazo de vencimento.
  • Na ida ao supermercado, faça uma lista consciente dos produtos que você realmente costuma consumir e o que já possui na despensa. Para evitar que alimentos estraguem, em vez de uma compra mensal, faça compras semanais.
  • Na hora de cozinhar, lembre-se também que boa parte da água e dos nutrientes das frutas, vegetais e legumes estão nas cascas, sementes e nos talos, por isso evite cortá-los e descartá-los. Uma boa opção é aproveitar partes que iriam para o lixo e criar receitas como saladas, doces e até pratos gourmet. O livro de receitas da ONG Banco de Alimentos é uma das opções mais criativas para quem deseja começar a aventura culinária contra o desperdício.
  • Cascas de alimentos como frutas, batata, cenoura e beterraba podem servir como aperitivos ou sucos ricos em vitaminas. Até mesmo a água do cozimento desses alimentos, se misturadas com leite em pó e manteiga, podem criar um delicioso purê.
  • Pesquise as formas ideais de armazenamento de cada tipo de alimento para evitar a proliferação de bactérias. Por exemplo: frutas, verduras e legumes, devem ser higienizados e guardados em vasilhas plásticas na geladeira, assim como a manteiga, o leite e os queijos. Já as carnes devem ser mantidas congeladas. Lembre-se sempre de manter o controle da temperatura do refrigerador entre 1ºC e 5ºC.
  • Caso um alimento apresente alguns machucados ou manchas, não jogue-o no lixo imediatamente, basta cortar essas partes e aproveitar as sobras.

Uma forma efetiva de evitar o desperdício de comida é contribuir com instituições que trabalham com o reaproveitamento de alimentos que seriam jogados fora. A Made in Natural apoia a iniciativa e você pode fazer o mesmo!

A cada caixa de snacks vendidos, doamos o equivalente a 500g de alimentos para a ONG Banco de Alimentos, associação fundada em 1998, que já ajuda mais de 20 mil pessoas, através de uma alimentação saudável e equilibrada reaproveitando alimentos que iriam para o lixo.

E você, tem mais dicas que como evitar o desperdício de comida? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.