O que é gordura saturada e trans?
8 de junho de 2016
Frutas saudáveis: 4 melhores opções para te ajudar a perder peso
Frutas saudáveis: 4 melhores opções para te ajudar a perder peso
11 de junho de 2016
Exibir tudo

Dieta para colesterol alto: 6 alimentos que ajudam a controlá-lo

Dieta para colesterol alto x alimentos que ajudam a controla-lo

Dieta para colesterol alto x alimentos que ajudam a controlá-lo

Descobrir taxas elevadas de gordura no sangue exige providências que devem mudar seu cotidiano, como dieta para colesterol alto e exercícios físicos, já que o problema pode provocar o estreitamento das artérias — aterosclerose (doença cardiovascular) — e um consequente infarto.

Primeiro você precisa saber que o colesterol é importante na produção correta de hormônios, por isso seus valores devem ser mantidos entre 70 e 100 mg/ dL. Se estiver acima desse valor, você corre risco cardiovascular, enquanto os níveis abaixo de 70 mg/ dL podem causar derrame cerebral, depressão e Alzheimer.

O problema pode ser causado por fatores como hereditariedade, sedentarismo e alimentação inadequada, além da idade. No entanto, seu maior perigo está na ausência de sintomas, daí a recomendação de exames de sangue pelo menos uma vez ao ano.

O que deve ser feito

Para combater a elevação das taxas de colesterol alto é preciso que você mude sua alimentação, pratique atividades físicas regularmente e, em alguns casos, use medicamentos específicos de recomendação médica.

Saiba que o controle da alimentação já influencia de forma significativa na redução do colesterol. Então, é preciso investir em alimentos ricos em gorduras boas, que elevam as taxas de bom colesterol, responsável pela limpeza do mau colesterol ao encaminhá-lo ao fígado.

Por isso, invista nestes seis tipos de alimentos que citaremos abaixo para assegurar a metabolização do mau colesterol pelo fígado!

Leia também Como incluir snacks saudáveis na minha dieta?

Dieta contra colesterol alto

1 – Peixes (*1 posta ou filé por semana)

A presença de Ômega 3 em peixes, como salmão e atum, é essencial para o bom funcionamento do coração e do sistema circulatório, já que reduz os níveis de colesterol e triglicérides, além de ter ação anti-inflamatória e reduzir, também, a pressão alta.

2 – Aveia (3 colheres de sopa por dia)

Consumir esse alimento ajuda o organismo a absorver até 5% do colesterol, graças à presença de uma fibra alimentar chamada beta glucana, que age como uma esponja e regula a produção de colesterol no organismo e o elimina na corrente sanguínea.

3 – Azeite (2 colheres de sopa por dia)

Fonte de ácido oléico, o azeite ajuda a regular o colesterol, pois faz bem ao aparelho circulatório e reduz a taxa glicêmica, além de ser uma boa fonte de antioxidantes e vitamina E. No entanto, é recomendado que não seja fervido, já que as altas temperaturas o transformam em gordura ruim.

4 – Vinho ( 1 cálice de 180 ml por dia)

A ingestão diária da dose recomendada eleva os níveis de colesterol bom em até 12%, porcentagem semelhante à encontrada na prática de atividade física, graças à presença de flavonóides, que são vasodilatadores, antioxidante e anticoagulante.

5 – Linhaça ( 2 colheres de sopa por dia)

Além de ser rica em fibras, o grão é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3. Mas, para melhor tirar proveito de seus benefícios, a semente deve ser moída ou triturada, pois sua casca é resistente à ação do suco gástrico e não sofre digestão ao passar pelo trato gastrointestinal.

6 – Abacate (meio por dia)

A fruta é responsável pela redução do mau colesterol graças à presença de gordura insaturada, que tem comprovada ação redutora do colesterol ruim, além de fibras e fitoesterois. De acordo com nutricionistas, o melhor momento para comer abacate é à noite, para obter mais benefícios da fruta.

* Recomendação de consumo periódico pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Outros alimentos como alho, alcachofra, berinjela, cenoura e oleaginosas são excelentes no controle de colesterol ruim, assim como alimentos ricos em Ômega 3, 6 e 9, como a chia.

Gostou do nosso artigo? Leia mais sobre as oleaginosas, que também ajudam a combater o colesterol, em 8 tipos de castanhas que você precisa inserir na sua alimentação

[magento pid=’LJ-IL-CA, LJ-BIS-LA’]

Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.