Alimentar-se bem é um dos pilares para manter uma vida saudável, que deve estar aliada com a prática regular de atividades físicas e um estado psicológico equilibrado, permitindo que o organismo usufrua de todos os benefícios dessas práticas. Apesar disso, muitas pessoas têm dificuldade em manter hábitos simples de qualidade de vida, especialmente quando relacionadas com a alimentação.
Para você que está querendo mudar de vida e começar uma alimentação saudável agora mesmo, preparamos esse artigo. Confira essas quatro dicas de alimentação que vão lhe ajudar a viver melhor, sem precisar depender de dietas ou sacrifícios que colocam em cheque o seu prazer também na hora de comer!
Uma das maiores falhas cometidas por quem quer viver uma vida mais saudável aliada a uma alimentação equilibrada é se preocupar com o valor calórico dos alimentos, em vez de tomar um tempo para se atentar ao valor nutricional de seu prato. O hábito de contar calorias é considerado por profissionais da área da nutrição como uma das práticas mais erradas das dietas, visto que sabemos que alguns alimentos de alto valor calórico podem ter também alto valor nutricional — e que produtos com baixa caloria podem ter baixo valor nutricional.
Por isso, na hora de escolher seus alimentos, preocupe-se mais em saber o real valor nutricional daquele produto (concentração de fibras, de vitaminas e minerais) do que se preocupar somente com o valor calórico daquela porção.
Sabe aquelas dietas restritivas e que incentivam seu praticante a cortar vários tipos de alimentos e nutrientes? Ao contrário do que parece, elas não são o melhor caminho para manter uma alimentação equilibrada e saudável. Uma das principais dicas de alimentação é aprender a comer um pouco de tudo, sem precisar fazer grandes sacrifícios, que prejudicam não somente a qualidade da nossa refeição, mas também a nossa saúde mental e social.
Você tem o hábito de cozinhar suas próprias refeições? Essa é uma das dicas para começar a manter uma alimentação saudável agora mesmo. Quando preparamos nossos próprios alimentos, além de selecionar melhor o que vamos comer, temos maior contato com a comida desde o início da elaboração do prato, o que ajuda a aumentar o prazer na hora de comer e a saciar mais rapidamente, nos fazendo ingerir menos calorias após o prato estar pronto. Por isso, nunca deixe de preparar suas refeições sempre que possível e mude sua relação com a sua alimentação!
Sabe aquela história de comer de três em três horas? Isso não é só papo de nutricionista. Quando comemos com intervalos menores entre as refeições, nos saciamos com mais facilidade e, consequentemente, reduzimos o consumo de calorias ao longo do dia.
Para poder fazer isso de maneira saudável, basta saber escolher bem as suas opções de lanchinhos ao longo do dia, que podem ser compostos por frutas, porções de oleaginosas, iogurtes e muitos outros snacks ricos em nutrientes e fibras alimentares, que ajudam a controlar o apetite sem deixar de lado o prazer por comer.
Depois de ler esse artigo, você deve ter percebido que se alimentar bem não é uma tarefa tão difícil assim — especialmente para quem valoriza a qualidade e o sabor de suas refeições. Quais dessas dicas você já vai introduzir na sua rotina? Quais outras dicas de alimentação você tem para compartilhar com a gente? Deixe seus comentários e nos conte suas experiências e dúvidas!