fundo parallax

5 alimentos ricos em fibras para incluir na dieta

Alimentos ricos em proteina conheca 7 deles
Alimentos ricos em proteína: conheça 7 deles
2 de março de 2016
dicas de alimentos pre treino
O que comer antes do treino? Confira 6 alimentos saudáveis
22 de março de 2016
 

Acrescentar alimentos ricos em fibras na sua dieta é uma ótima alternativa para ajudar a perder peso. Proporcionando saciedade e benefícios para a digestão, as fibras são encontradas em diversos alimentos e fazem bem não só para a dieta, mas para a saúde! Saiba mais sobre elas no post de hoje.

Por que incluir fibras na sua dietaGranola Made in Natural

As fibras proporcionam maior sensação de saciedade, ajudam no funcionamento intestinal e auxiliam a reduzir a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à diabetes e no controle de um bom colesterol.

É importante entender que as fibras não são digeridas pelo nosso organismo — elas entram no sistema digestivo até serem expelidas pelo organismo. Mas, devido à sensação de saciedade e por ajudarem no processo digestivo através do estímulo do funcionamento do intestino, alimentos ricos em fibras ajudam aqueles que possuem prisão de ventre. Além disso, as fibras aceleram a eliminação de substâncias tóxicas, mantendo o PH do intestino ideal e, assim, colaborando também na prevenção de câncer colorretal.

As fibras podem ser solúveis ou insolúveis; as solúveis são as que podem ser dissolvidas na água, e são elas que atuam na sensação de saciedade. Já as insolúveis, que não são dissolvidas na água, entram e saem do nosso organismo no mesmo formato e atuam no funcionamento do intestino.

Os alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras são geralmente os de origem vegetal, tais como cereais, frutas, leguminosas, frutas secas e vegetais. A dica é que, quanto mais crus e com cascas, melhor! Opções como alimentos integrais, grãos, cereais, frutas e legumes são exemplos de alimentos em fibras. Conheça abaixo excelentes opções para enriquecer sua dieta:

Alimentos integrais
Biscoito Integral de Tomate Seco - Made in Natural

Incluir alimentos integrais na dieta é uma ótima maneira de começar a aumentar a quantidade de fibras na sua alimentação, já que os grãos não são refinados. Um bom exemplo são biscoitos, pães, macarrão e arroz integrais.

Grãos
Lentilha - Benefícios para a saúde

Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha e milho são alimentos ricos em fibras. E, além disso, todos eles também possuem proteínas, vitamina C, magnésio e ferro!

Cereais
Cafe da tarde saudavel

Uma ótima alternativa para incluir as fibras na sua alimentação é através dos cereais como granolas, aveia, gérmen de trigo e cevada. Experimente também barrinhas e Clusters!

Frutas
bowl com frutas

As frutas possuem vários nutrientes e vitaminas e, além disso, algumas também são ricas em fibras, ajudando na sensação de saciedade e no funcionamento do intestino. São elas: banana, pera, abacaxi, maçã, damasco, mamão, ameixa, abacate, laranja e caqui. Experimente também o snack Combi Cluster que veio na caixa de fevereiro.

Legumes

Também ricos em vitaminas, cenoura, brócolis, vagem, beterraba e abóbora são muito ricos em fibras, e podem originar pratos diversificados e deliciosos para sua dieta!

Para os homens, é recomendado um consumo diário de fibras entre 30 e 40g; as mulheres devem consumir cerca de 25g por dia. Para ajudar ainda mais o funcionamento intestinal, também é essencial beber bastante água!

Cuidado também na hora de preparar os alimentos ricos em fibras para que eles não percam os nutrientes. Corte-os em poucas fatias, mantenha-os guardados por pouco tempo antes do consumo, aproveite as cascas e não cozinhe-os por muito tempo — esses hábitos ajudam a preservar as fibras.

Viu só? Há uma enorme variedade de alimentos ricos em fibras e, assim, inúmeras oportunidades para enriquecer sua dieta! Você vai ver como vai ficar mais fácil perder peso e manter a saúde. Para mais dicas como essas, não deixe de baixar nosso e-book Guia Descomplicado da Alimentação Saudável! Só clicar na imagem abaixo 🙂

Guia Descomplicado da Alimentação Saudável Made in Natural

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.