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5 coisas que você precisa saber sobre as frutas desidratadas

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Apesar de estarem disponíveis durante todo o ano, são nos últimos meses que as frutas secas começam a ter mais destaque nos supermercados, feiras e varejões. Saborosas, nutritivas e práticas de carregar, já que não precisam de refrigeração, as frutas secas — ou desidratadas — podem fazer parte de um cardápio saudável e balanceado, trazendo diversos benefícios ao organismo. Quer incluir esses alimentos na sua rotina? Confira 5 coisas que você precisa saber sobre as frutas desidratadas!

Frutas secas e oleaginosas

Mix de Frutas Made in NaturalAs frutas desidratadas podem ser divididas em dois tipos: as frutas secas (como abacaxicaquibanana e manga desidratados) e os frutos secos, também conhecidos como oleaginosas (amêndoas, castanhas do Pará, nozes). As oleaginosas são riquíssimas em nutrientes saudáveis e em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, consideradas “gorduras boas”, que protegem o sistema cardiovascular, mas devem ser consumidas com moderação, pois são bastante calóricas. Tanto as frutas secas quanto as oleaginosas devem ser consumidas regularmente por crianças, adultos e idosos, porém diabéticos e pacientes com alergias devem evitar sua ingestão.

 

Frutas in natura x frutas desidratadas: semelhanças e diferenças

O processo de desidratação da fruta in natura retira toda a água do seu interior e potencializa o sabor da fruta, além de aumentar sua doçura, já que o açúcar natural fica mais concentrado pela ausência de água. As frutas desidratadas têm uma vida útil mais longa, são mais práticas de carregar para o trabalho ou manter na bolsa para um lanchinho rápido, e concentram praticamente as mesmas vitaminas e minerais, além de terem ainda mais fibras do que sua versão natural. 

 

Frutas desidratadas x frutas cristalizadas: atenção na hora de comprar

É importante ressaltar que as frutas desidratadas não devem receber adição de açúcar durante o processo de remoção da água: a doçura da fruta é totalmente natural. As frutas cristalizadas ou glaceadas, pelo contrário, recebem açúcar durante seu processamento, se tornando uma alternativa menos saudável para o consumo regular. Infelizmente grande parte das frutas desidratadas vendidas nos principais empórios e mercados dos grandes centros brasileiros são glaceadas, contendo adição de açúcar, através do xarope de glucose e por isso é importante ler o rótulo com atenção para fazer as melhores escolhas. 

Kiwi Glaceado
Exemplo de Kiwi glaceado, que contém adição de xarope de glucose. Quando frutas desidratadas recebem adição de açúcar elas tendem a ficar com essa aspecto mais esbranquiçado. Por isso atenção na hora da compra 🙂

Valor nutricional das frutas desidratadas

As frutas desidratadas são ricas em fibras, potássio, magnésio, selênio, cálcio, ferro e vitaminas A e B. Elas também são uma boa fonte de antioxidantes, substâncias que ajudam a proteger as células e garantir o bom funcionamento do organismo. É recomendado o consumo regular de frutas secas para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de hipertensão e previnir vários tipos de câncer.

Classic Smoothie Made in Natural

Como consumir as frutas desidratadas

A melhor opção para incluir as frutas desidratadas no cardápio é entre as refeições, como um lanchinho rápido e prático. Confira algumas sugestões:

A combinação de frutas secas e oleaginosas oferece sensação de saciedade e garante diversos nutrientes ao organismo. Devido ao alto teor de fibras das frutas desidratadas, é importante combinar seu consumo com um aumento na ingestão de água, para facilitar o trânsito intestinal e evitar problemas de constipação.

E você, já consome frutas desidratadas? Qual é a sua preferida? Conte pra gente nos comentários!


 

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Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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