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5 dicas para planejar uma dieta que dê resultados

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5 dicas para planejar uma dieta que de resultados

Há três coisas, no Universo, que são realmente difíceis de cumprir: as metas de final de ano, as rotinas de exercício e o planejamento de dietas. Por que as dietas são tão difíceis de pôr em prática? Vamos dar uma dica que aliviará a sua consciência: a culpa não é sua!

Por que o planejamento de dietas sempre dá errado?

A maioria das dietas atuais parte de ideias malucas sem embasamento científico. Elas não observam as nossas necessidades fisiológicas e acabam gerando efeitos negativos a longo prazo, além de terem alto índice de desistência. Ou, então, elas são até baseadas em estudos científicos, mas aqueles realizados em animais ou por curto período de tempo em pessoas. Assim, elas podem estar fisiologicamente corretas, mas ignoram por completo a forma como a nossa mente funciona, com seus desejos e necessidades abstratas.

Elas consideram que você fará um esforço sobre-humano para manter o seu corpo, mas nem todo sacrifício é válido. Afinal, comer também tem um aspecto social quando você sai com as amigas e com o namorado, por exemplo. Comer também pode ser uma ótima forma de controlar as emoções em momentos difíceis. Ou seja, as dietas caem no equívoco de verem a alimentação apenas como uma forma de nutrição!

Como planejar uma dieta que dê resultados?

1. Não se superestime nem se subestime! Seja realista!

Parte dessas dietas quer que você acredite que deverá utilizar toda a sua força de vontade ou será uma fracassada nas dietas. Isso é estratégia de marketing. Seja realista!

Se você sabe que vai beber aquela cerveja ou aquele vinho no final de semana, planeje sua dieta tendo isso em vista! Se você ama aquele brigadeiro vendo um filme debaixo das cobertas, não deixe de fazer isso e inclua na sua dieta!

Desde que você mantenha hábitos saudáveis, alimentando-se de diversos tipos de alimento para obter todas as vitaminas e sais minerais, controlando as calorias, poderá comer de tudo.

2. Para emagrecer, basta comer menos calorias do que gasta!

Mas não muito menos! Para saber o quanto comer, esqueça aquelas tabelas prontas que dizem que um adulto necessita de 2.400 KCal diárias. Você realmente pensa que uma mulher de 1,59 cm tem a mesma necessidade de um homem de 1,90 cm?

Utilize uma calculadora para personalizar o seu gasto energético diário, determinando o tanto de energia gasta por você, tendo em vista o seu metabolismo e o seu nível de atividades físicas. Então, para emagrecer, debite 10-20% desse valor. Diversos estudos mostraram que dietas mais radicais que isso não têm tanto efeito para a perda de massa gorda. Além disso, elas ainda prejudicam sua massa magra e o metabolismo do seu corpo.

3. Saiba a sua rotina!

Não adianta viver no mundo de Alice no país das maravilhas, pensando que você vai preparar sua comida todos os dias ou que vai abdicar de um lanchinho rápido na cantina ou que vai sair tudo como planejado no papel. É irrealista! Por isso, seja adaptável e não se cobre muito. Se não deu para comer menos calorias hoje, esqueça e se concentre no amanhã, mas nunca deixe de contar as calorias! Assim, você não acumulará frustrações que acabam minando a motivação para a dieta.

4. Tudo é sobre contar calorias

Se você come menos do que gasta, emagrecerá. Se quer comer mais, gaste mais. Então, se não quer abrir mão de uma alimentação pesada, calcule o tanto de exercício necessário para eliminar essas calorias excedentes. Vá personalizando sua dieta de acordo com a sua vida. Dietas que têm fórmula pronta não funcionam!

5. Sobretudo, mantenha uma alimentação saudável!

Alimentação saudável é ingerir os macro/micronutrientes necessários todos os dias. Para tal, basta ter uma alimentação rica, mesmo que mais calórica. As dicas são as mesmas de sempre, nesse caso.

Tenha um novo planejamento de dieta sem planejar cada detalhe! Siga os seguintes princípios: coma muitos vegetais; coma colorido; beba água; corte o sódio! Evite gorduras saturadas e trans! Coma fibras! Modere nos doces e no álcool! Acima de tudo, seja feliz!

Está empolgada com a possibilidade de uma nova dieta? Leia também nossas dicas de como não desistir no primeiro mês!

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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