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8 tipos de castanhas que você precisa inserir na sua alimentação

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Elas estão entre as opções de lanchinhos mais recomendadas por nutricionistas e médicos em todo o mundo, são saborosas, práticas para levar para o trabalho ou ter sempre na bolsa, e ainda trazem diversos benefícios à saúde. Estamos falando das oleaginosas — um termo estranho que se refere às castanhas, amêndoas, pistache e nozes, de vários tipos. Quer conhecer um pouco mais sobre esses alimentos saudáveis, ricos em proteínas e gorduras boas que devem fazer parte do seu cardápio todos os dias? Então confira nossa lista com os principais tipos de castanha para incluir na sua dieta!

As oleaginosas

As oleaginosas contêm muitas calorias, mas também são ricas em gorduras monoinsaturada e polinsaturada, além de vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios à saúde. Apesar das calorias, elas devem fazer parte de um cardápio balanceado, inclusive para quem deseja perder peso, já que contêm as chamadas “gorduras do bem”, contribuindo para a perda de gordura abdominal, redução dos níveis de colesterol “ruim” e controle da pressão arterial. Conheça algumas opções de oleaginosas para diversificar sua alimentação e turbinar sua saúde:

Castanha do Pará
Típicas da Floresta Amazônica, são ricas em selênio, um mineral que atua na proteção das células, diminuindo o risco de câncer de bexiga e de próstata. Também têm grande concentração de fósforo e potássio, que fortalece o coração e equilibra os batimentos cardíacos. Porém, se consumidas em excesso, elas podem tornar os cabelos fracos e quebradiços.

Castanha de caju
Uma boa aliada contra o cansaço e para melhorar a concentração nos estudos ou no trabalho. É rica em ferro (tem quase duas vezes mais que um bife), que ajuda a transportar o oxigênio pelo sangue, aumentando a disposição e prevenindo a anemia. Também é fonte de minerais como cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas, que aumentam os níveis do “colesterol bom”.

Nozes

As nozes são fontes importantes de zinco, que contribui com a nutrição das células de defesa do sangue. Apenas cinco unidades contêm 1/6 da dose recomendada desse mineral, que ajuda na defesa do organismo, prevenindo e combatendo vírus, resfriados e outras doenças causadas por vírus e bactérias.

Castanha de pequi

castanha de pequi fica dentro do caroço do fruto e ainda não é muito conhecida por aqui, já que sua extração oferece dificuldade por conta dos espinhos do pequi. Mas é bastante saborosa e uma grande fonte de zinco, que combate o envelhecimento da pele, e iodo, que estimula a tireoide, além de conter altas concentrações de cálcio, ferro e manganês.

Castanha de baru

Típica do Brasil, a castanha de baru tem sabor semelhante ao amendoim e traz uma grande concentração de ferro, evitando a anemia e ajudando na disposição. Também tem ômega 6 e 9, que previnem hipertensão, ajudam na redução da gordura abdominal e na prevenção de problemas cardíacos. Tem alto teor de fibras e proteínas, além de magnésio, cálcio e zinco.

Castanha de Licuri

Tem um sabor intenso semelhante ao coco e pode ser consumida torrada ou em forma de farinha, na preparação de doces, granola, leite ou óleo. Tem um alto teor de proteínas, sendo bastante utilizada para alimentação das crianças.

Pistache

Apesar de ser mais conhecido por conta do sorvete, o pistache pode ser consumido fresco ou torrado, como o amendoim. É rico em betacaroteno e vitamina E, e seu consumo pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue. Também é uma boa fonte de cálcio, ferro, zinco e magnésio, e pode aumentar a imunidade e ajudar a combater doenças e infeções.

Amendoim

Um dos petiscos mais apreciados no Brasil, o amendoim tem grande concentração de gorduras, fibras e proteínas, que oferecem sensação de saciedade. Por isso, são bons aliados para quem deseja perder peso. A pasta ou manteiga de amendoim tem o mesmo efeito — mas fique de olho, pois algumas têm adição de açúcar.

Mix de Frutas Made in Natural

Como e quanto consumir

As castanhas devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, porém deve-se ter moderação no consumo por conta das calorias. Uma porção de 30 gramas por dia oferece todos os benefícios das castanhas sem comprometer a silhueta. Para diminuir o índice glicêmico e aumentar a saciedade, elas podem ser combinadas com frutas, como maçã, banana ou morango.

A variedade do que se consome também é importante: você pode escolher um tipo de castanha por dia, ou preparar um mix com vários tipos e dividir em pequenas porções — assim você aumenta a ingestão de nutrientes e garante todos os benefícios que elas podem trazer.

E você, quais tipos de castanha consome diariamente? Qual é a sua preferida? Conte pra gente nos comentários!


Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

4 Comentários

  1. Amauri Lopes Ribeiro disse:

    Eu tenho um pé de castanheira mas não como fazer consumo.pois não vi nenhuma parecida.

    • Caio Antunes disse:

      Oi Amauri, você tem uma foto ou sabe o nome da árvore? Com essas informações posso te ajudar a descobrir.

      Existem muitas variações de castanhas que podem ser consumidas in natura ou torradas porém não são comercializadas em larga escala como as citadas no texto. Um abraço

  2. Anônimo disse:

    Tem no estado do Pará alem da castanha q tem o nome do estado tem por aqui a sapucaia, tem praticamente o mesmo sabor da castanha do Pará e com a melhor faculdade de quebrar as amendoas pois sao moles. Dão em ouriço identicos e maiores que a prima famosa.

  3. Tec. Agricola, Flávio Brás disse:

    Viva o Pará das sapucaias e castanhas do Pará.

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