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Alerta! 6 alimentos ricos em sódio que você consome e nem sabia

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O sódio é essencial para manter a boa saúde, mas tem uma dosagem certa para ingeri-lo. Se consumir menos alimentos ricos em sódio do que o necessário, o organismo irá sofrer de fadiga excessiva, irritabilidade e mau humor, espasmos musculares e até mesmo confusão mental. Por outro lado se o consumo for exagerado há riscos de hipertensão, obesidade, osteoporose e problemas renais.

Para ter um nível de sódio estabilizado, seu consumo diário para os adultos não pode ser menor do que 2 gramas e maior que 5 gramas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E você sabe a quantidade de sódio que consome diariamente? Mesmo cuidando da alimentação pode estar ingerindo um alto índice desse sal mineral.

Mudar esse hábito pode parecer difícil, mas há muitas possibilidades de dar sabor aos alimentos com ervas e outros temperos. E essa educação para melhorar a qualidade das refeições pode começar na infância.

Neste post separamos 6 alimentos ricos em sódio que você consome e provavelmente nem sabia. Evite-os para ter uma ingestão balanceada.

Queijo Parmesão
Queijo-parmesao

Apesar de o queijo fazer bem à saúde, o parmesão é um dos alimentos ricos em sódio que você deve evitar – ou reduzir seu consumo. Cada 30 gramas desse queijo que serve como aperitivo ou para temperar saladas, sopas e massas tem 500 mg de sódio.

Pão Francês

Um dos mais queridos e famosos entre os brasileiros, o pão francês possui em cada unidade (50 gramas), nada menos que 350 mg de sódio. Se adicionar uma fatia de queijo e uma de presunto, a quantidade pode aumentar mais 1.072 mg, totalizando 1.422 mg de sódio em um simples sanduíche. Há alternativas saudáveis e bem saborosas para o seu café da manhã.

Biscoito água e sal

Muitas vezes indicado em dietas, o biscoito água e sal deve ser consumido com cuidado. A cada seis unidades consumidas, a ingestão de sódio é de 250 mg.

Peito de frango

O peito de frango é uma excelente fonte de proteína e muito utilizado em dietas. O problema é que a cada 115 gramas de peito de frango pode conter de 40 mg até 330 mg, dependendo da quantidade de sal que é posto na água ao temperá-los. Outro problema são os peitos de frango que já vêm temperados.

Atum enlatado
atum enlatado

Para alcançar uma dosagem de 382 mg de sódio você não precisa nem consumir a lata inteira de atum. Apesar de ser, muitas vezes, indicado para a perda de peso, possui um alto índice de sódio. Por isso, deve ser evitado diariamente.

Molho de soja – Shoyu

Todos sabem que japoneses praticamente “respiram saúde”. Mas o molho de soja, amplamente consumido na culinária oriental, contém 297 mg de sódio em apenas uma colher de sopa. Um truque que os orientais utilizam para minimizar o efeito é consumir o molho de soja com sumo de limão ou diluído em água.

Industrializados

Outros alimentos industrializados, como pizza pronta, lasanha congelada e macarrão instantâneo são os campeões em quantidade de sódio. Esses alimentos devem ser evitados para o bem de sua saúde.

Alguns alimentos, por mais saudáveis que sejam, podem ser ricos em sódio. Fazer um uso abusivo pode acarretar problemas para a saúde. Não precisa cortar esses alimentos, mas vale a pena ficar de olho e consumir com moderação.

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Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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