fundo parallax

Alimentos que aceleram o metabolismo: saiba quais são eles

alimentos ricos em carboidratos
Alimentos ricos em carboidratos: 6 melhores opções para sua dieta
19 de fevereiro de 2016
Snack Made in Natural Cranberry n' Macadâmia
Confira os 5 snacks do nosso box de março
1 de março de 2016
 

Alguma vez na vida você já deve ter ouvido alguém atribuindo a dificuldade de perder peso ao metabolismo lento. De fato, quando o metabolismo trabalha com lentidão, o emagrecimento é mais difícil. Quem tem o metabolismo acelerado, por sua vez, tem mais facilidade para queimar calorias e gordura localizada.

A boa notícia é que, mesmo aqueles que possuem o metabolismo lento, é possível acelerá-lo por meio do consumo de alimentos termogênicos, que melhoram as funções metabólicas e ajudam a emagrecer, já que estimulam a termogênese e colaboram para o aumento do gasto calórico.

Quer conhecer quais são os principais alimentos que aceleram seu metabolismo por terem função termogênica? Então continue lendo o nosso artigo!

Os principais alimentos que aceleram o metabolismo

Pimentaspimentas

As pimentas são termogênicas e aceleram instantaneamente o metabolismo. Está cientificamente comprovado que comer pimenta pode elevar a taxa metabólica em 25% por aproximadamente três horas após o consumo. Para completar, a pimenta reduz a gula e gera a sensação de saciedade.

Brócolis
Brócolis

Muita gente não sabe, mas o brócolis também é termogênico. Rico em antioxidantes, vitamina C, fibra e cálcio, o brócolis é muito benéfico para o organismo, pois elimina as toxinas, desincha o corpo e fortalece o sistema imunológico. Tudo isso favorece a aceleração do metabolismo.

Castanhas

As castanhas, junto com outras oleaginosas, como as amêndoas, as nozes e a avelã, são alimentos que aceleram o metabolismo. Elas são boas fontes de ácidos graxos, capazes de aumentar o gasto de energia basal e contribuir na termogênese. Como se não bastasse,  as castanhas possuem proteína vegetal e vitaminas essenciais. Só não exagere na dose! As oleaginosas são calóricas e devem ser consumidas com moderação, de preferência no intervalo entre as refeições.

Peixes ricos em ômega 3
Tartare-de-Salmao

Peixes ricos em ômega 3, a exemplo do salmão, atum e sardinha, são bons aliados do metabolismo. Eles são fontes de ácidos graxos que diminuem a produção de leptina, um hormônio químico natural que torna o metabolismo mais lento.

Água

Além de ser acessível e super saudável, a água é um dos melhores termogênicos naturais dos quais dispomos. Tomar água acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura, pois elimina as toxinas do corpo, reduz o inchaço, controla a temperatura corporal e dá ao organismo condições adequadas para a prática eficaz de exercícios físicos.

Chás variados
Mesa de cha com cookies

O chá verde é um famoso termogênico, além de ser diurético e antioxidante. Seu consumo contribui bastante para a aceleração metabólica e a redução de medidas. Outros ingredientes, como cravo, canela e gengibre, também são termogênicos e turbinam o efeito dos chás.

Goji Berry
Goji berry

Goji berry é uma fruta que atua como termogênico natural. Ela reúne ácidos graxos essenciais, vitaminas, aminoácidos, polissacarídeos, minerais e proteínas que ajudam o corpo a acelerar o metabolismo e equilibrar as taxas hormonais, sendo um alimento muito útil no processo de emagrecimento.


E aí, você gostou do nosso artigo? Já consome algum desses alimentos que aceleram o metabolismo? Pretende inserir esses termogênicos no seu cardápio? Compartilhe suas opiniões conosco nos comentários.

Ah, e se você quer ficar por dentro de outras dicas exclusivas de saúde, não deixe de assinar a nossa newsletter!
Guia_Descomplicado_da_Alimentacao_Saudavel

 

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.