fundo parallax

Alimentos ricos em carboidratos: 6 melhores opções para sua dieta

Snack Imperial Abacaxi desidratado
Cinco benefícios do abacaxi para o seu organismo
16 de fevereiro de 2016
Mulher bebendo água
Alimentos que aceleram o metabolismo: saiba quais são eles
23 de fevereiro de 2016
 

Muita gente insiste em acreditar que, para seguir uma dieta eficiente, deve cortar os carboidratos. Essa afirmação é muito comum nos nossos dias, mas pode ser um grande engano. Na verdade, tudo depende do tipo de carboidrato que você ingere e justamente por isso é tão importante fazer as escolhas certas.

Pensando nisso, criamos uma postagem para compartilhar com você o que são os bons carboidratos e quais alimentos não podem faltar na sua dieta!

Quais são as diferenças entre eles?

Os carboidratos são as principais fontes de energia para o seu organismo e podem ser de baixos ou altos índices glicêmicos. No caso de quem está de dieta, o carboidrato de baixo índice glicêmico pode ser um grande aliado, pois ele tem uma quantidade menor de calorias e uma porção maior de fibras quando comparado com os carboidratos de alto índice.

Os alimentos com 55 ou menos de índice glicêmico podem estar inseridos na sua alimentação, te ajudando a conquistar o emagrecimento. Já os carboidratos com alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso e ainda aumentam a taxa de glicose no sangue. Com isso, você acaba tendo fome pouco tempo depois de ter comido. Alguns exemplos de alimentos com alto índice são o arroz branco e o pão francês.

Devo cortar os de alto índice?

Não pense que os carboidratos com alto índice devem ser completamente banidos da sua dieta. Os que você deve cortar de vez são os alimentos refinados, como o açúcar e a farinha branca. Isso porque existem carboidratos de alto índice glicêmico que podem ser muito bons para sua dieta, como a tapioca, por exemplo, que pode ser usada na alimentação pré-treino.

Quais os melhores carboidratos para a dieta?

Descubra agora alguns bons exemplos de carboidratos e como eles podem ajudar você:

Cevada
cevada_carboidrato

Esse ingrediente pode ser responsável por aumentar o nível de um hormônio que confere saciedade. Mas nada de cerveja! No caso da cevada, os melhores resultados acontecem quando os grãos são cozidos. Você pode misturar com sopas, saladas ou o que mais desejar!

A cevada pode ainda mudar as bactérias no seu intestino e acelerar o metabolismo, além de diminuir a sensação de fome. Portanto, não perca mais tempo e inclua a cevada na sua dieta!

Batata Doce
batata-doce-carboidratos

A batata doce é o queridinho de quem está fazendo dieta, não é? Afinal de contas, ela pode matar a sua vontade de comer carboidratos e ainda saciar o desejo por aquele doce – ajudando você a não escapar da dieta.

Esse ingrediente também tem menos calorias e menos sódio que as tradicionais batatas inglesas, então você pode incluí-lo na lista do supermercado!

Abóbora
abobora-carboidratos

A abóbora é magra e você pode adotar sem correr o risco de engordar. Tudo isso porque ela tem bastante água (mais ou menos 95% da composição), além de muitas fibras, matando a vontade de comer outras coisas e reduzindo as calorias ingeridas no dia a dia.

Pão Integral
Pao-integral-carboidratos

Esqueça os pães normais e compre apenas aqueles que são 100% integrais. Assim, fica muito mais fácil se despedir da barriga e dos pneuzinhos que não gostamos.

Quinua
quinua-carboidratos

A quinua é outro alimento importante. Tudo isso porque ela tem baixo índice glicêmico e, como demora a ser transformada em açúcar, ela inibe a produção da insulina em excesso.

Fazendo isso, o organismo não vai precisar estocar energia em forma de gordura, até porque ela será produzida em menor quantidade. A quinoa ainda tem um bom número de vitaminas e gorduras boas.

Aveia
aveia-carboidratos

A aveia é recheada de fibras insolúveis, que estimulam o bom funcionamento do seu intestino. Além disso, ela é recheada de vitamina B, o que garante aquela energia extra!

Se quiser variar nas suas opções para o lanche no meio do dia, não deixe de conhecer opções de snacks deliciosos aqui. Assim, você come bem e de forma saudável!

Agora você tem uma lista de alimentos ricos em carboidratos para inserir na sua dieta. E mais que isso: bons carboidratos! Não perca mais tempo e corra para a loja mais próxima, garantindo muitos produtos integrais no seu carrinho.

Mas antes disso, para sempre receber dicas como essas, não deixe de assinar nossa Newsletter.

 

Guia_Descomplicado_da_Alimentacao_Saudavel

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.