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Alimentos ricos em proteína: conheça 7 deles

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Para manter o corpo bonito e saudável, é importante adotar hábitos alimentares equilibrados. Além das vitaminas, sais minerais, fibras e outros nutrientes, o cardápio deve incluir três macronutrientes essenciais: os carboidratos, gorduras e proteínas. Por falar em alimentos ricos proteínas, eles trazem inúmeros benefícios para o ser humano, pois são responsáveis por diversas funções importantes, como por exemplo, o crescimento das unhas, a construção muscular e a reposição da pele.

Uma alimentação rica em proteínas é capaz de ajudar no aumento de massa magra, melhora da força e definição corporal, redução de gordura, regeneração das fibras, prevenção de lesões, produção de anticorpos, contração dos músculos e recuperação pós-treino.

Ao contrário do que muitos pensam, as proteínas não estão presente somente nas carnes. Existem maravilhosas fontes de proteína vegetal e derivados, como leite e ovos. Quer conhecer alimentos proteicos que vale a pena acrescentar à dieta? Então continue lendo o nosso artigo!

7 alimentos ricos em proteína

Soja
Soja alimentos ricos em proteína

A soja é uma das melhores proteínas vegetais as quais temos acesso. Rico em ômega 3, ômega 6, vitamina E, isoflavona e antioxidante, esse alimento deve ser inserido em uma dieta saudável, seja em forma de proteína texturizada, leite de soja, tofu ou outras variações. Vale destacar que cada porção de 100 gramas de soja possui 36,49 gramas de proteína.

Amêndoas

As amêndoas são boas fontes proteicas, você sabia? Só para se ter ideia, 100 gramas dessas oleaginosas contam com 21,1 gramas de proteínas. Além disso, amêndoas aumentam a saciedade, fazendo com que a pessoa tenha menos fome. Uma porção de cinco unidades por dia no intervalo das principais refeições é uma quantidade nutritiva e suficiente para te manter saciada e não beliscar mais nada antes do almoço ou jantar.

Castanha de caju
Alimentos Ricos em Proteina - Castanha de Caju

Outra oleaginosa poderosa quando se trata de proteínas, é a castanha de caju. Cada 100 gramas conta com cerca de 18 gramas desse nutriente. Fonte saudável de aminoácidos e gorduras boas, a castanha de caju é ótima para quem deseja ganhar massa muscular e conquistar um corpo bonito e definido.

Grão-de-Bico
Bricks de Grao de Bico

Muito usado no preparo de saladas e caldos, o grão-de-bico é uma leguminosa que possui boas taxas de proteínas, além de conter triptofano, componente que ajuda — e muito — na melhora do humor. Em 100 gramas de grão-de-bico, encontra-se 19 gramas de proteína.

No entanto, é importante não exagerar no consumo, pois essa mesma quantidade da leguminosa tem aproximadamente 360 calorias. Outras leguminosas que possuem proteínas são as lentilhas e os feijões, porém, o valor proteico é menor. Elas contêm, respectivamente, 9,3 e 8,6 gramas desse macronutriente em uma porção de 100 gramas.

Quinoa
Alimentos ricos em carboidratos: Quinua

A quinoa é um grão muito saudável e rico em proteína completa, pois possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano. Além disso, é fonte de fibra, ferro e magnésio, ou seja, trata-se de um alimento nutritivo, saudável e funcional, que ajuda na construção muscular, ganho de massa magra e melhora do trânsito intestinal. Para completar, é um alimento livre de glúten, o que torna a digestão mais fácil.

Ovos

Os ovos são também uma ótima fonte de proteína. 100 gramas do alimento contêm cerca de 13 gramas do nutriente. Além disso, o ovo é rico em vitaminas A e D, cálcio e ferro. A colina presente na gema, por exemplo, é um importante aliado para a memória.

Proteínas isoladas

As proteínas isoladas de arroz e ervilha surgiram como uma alternativa para aquelas pessoas que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal. São excelentes fontes de aminoácidos e são facilmente absorvidas pelo organismo, além de serem hipoalergênicas e excelente aliadas para quem deseja manter a boa forma.


E aí, gostou do nosso artigo? Algum desses alimentos ricos em proteína já integra seu cardápio? Para ter acesso a outras dicas de alimentação saudável, não deixe de baixar gratuitamente o nosso novo Guia descomplicado da alimentação saudável.

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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