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Colesterol bom e ruim: entenda as diferenças

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Há tempos se fala de colesterol e seus malefícios. Ele sempre foi tratado como o vilão da saúde, mas, recentemente, pesquisadores descobriram dois tipos de colesterol: o colesterol bom e ruim.

E com essas pesquisas, surgiram as dúvidas: qual a diferença entre eles? O que posso fazer para elevar a taxa do colesterol benéfico e diminuir a do colesterol maléfico?

Nesse post, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre os dois tipos de colesterol. Acompanhe!

O que é colesterol?

O colesterol é uma substância encontrada naturalmente nas células e no organismo. Sua consistência é gordurosa e é importante para manter a saúde das células. O colesterol é essencial para metabolizar vitaminas, formar membranas das células e da mielina (responsável pela proteção dos nervos) e ainda, estimular a produção de diversos hormônios.

Há 2 formas de obter colesterol: por meio da alimentação e por meio da fabricação do mesmo pelo fígado.

Quais as diferenças entre colesterol bom e ruim?

O colesterol ruim é conhecido como LDL e o bom conhecido como HDL. O colesterol bom (HDL) tem a função de eliminar o colesterol ruim (LDL) e levá-lo até o fígado para que seja metabolizado. Enquanto o LDL é o colesterol que pode se alojar nas veias e artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo.

Quais os problemas podem trazer um nível elevado de colesterol ruim?

Alta concentração de colesterol ruim no organismo pode acarretar problemas no coração. Como as veias e as artérias podem ser entupidas, diminuindo o fluxo sanguíneo, a ocorrência de infarto e angina são potencializados. Além de problemas de obesidade, que podem agravar a situação.

O que devo fazer para aumentar a taxa de colesterol bom?

Uma alimentação saudável e balanceada é a melhor forma de se alcançar taxas maiores do bom colesterol. Aconselha-se a ingestão de legumes, frutas e verduras e ainda snacks e petiscos saudáveis, em vez de fast food e alimentos gordurosos.

O que devo fazer para diminuir a taxa de colesterol ruim?

Também por meio da alimentação saudável. Alguns alimentos como: frituras, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, manteiga, margarina e creme de leite devem ser usados com moderação em sua dieta, já que aumentam a taxa de colesterol ruim no organismo.

Para uma diminuição efetiva, existem dietas para colesterol alto com alimentos como: peixes, aveia, linhaça, abacate, berinjela, azeite e vinho. O consumo desses alimentos auxiliará no aumento do colesterol bom e, consequentemente, na diminuição do colesterol ruim.

O controle do colesterol bom e ruim é de extrema importância para manter a boa saúde. Outro bom conselho para quem possui colesterol ruim alto é praticar exercícios físicos. Com isso, o fluxo sanguíneo aumenta e desbloqueia as veias e artérias.

Porém, tanto para a prática de exercícios físicos quanto para entender melhor sobre como administrar a taxa dos dois tipos de colesterol no seu organismo, é imprescindível consultar o seu médico, bem como evitar automedicação.

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Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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