fundo parallax

Guia prático da alimentação natural

goji-berry-entenda-os-seus-beneficios-e-como-incluir-na-dieta-nao-entregar
6 benefícios das berries para saúde que poucos conhecem
16 de outubro de 2015
Outubro Rosa: 6 alimentos que ajudam no tratamento e prevenção do câncer de mama
29 de outubro de 2015
 

A qualidade da nossa alimentação é um dos temas mais atuais e relevantes quando falamos de saúde, pois hoje sabemos com clareza que o que comemos tem muita relação com a nossa qualidade de vida. É pensando nisso que cada vez mais pessoas valorizam a prática de uma alimentação natural e equilibrada, que pode ter resultados diretos e imediatos na maneira como nosso corpo se comporta diariamente.

Mas você sabe manter uma alimentação natural? Conhece os benefícios que pode obter com essa prática? Para que você se informe melhor com relação a esse assunto, preparamos esse pequeno guia prático sobre a alimentação natural. Tire todas as suas dúvidas com a gente e se prepare para aprender a comer melhor!

O que é uma alimentação natural?

Alimentação natural, para quem não conhece sua definição, é a prática de ingerir alimentos, refeições e produtos elaborados somente com componentes 100% naturais, ou seja, sem a adição de químicos e outros compostos industrializados.

Por isso, uma alimentação natural não pode conter, em suas receitas e pratos, ingredientes que não são colhidos diretamente da natureza — como, por exemplo, os alimentos industrializados.

Quais são os benefícios de manter uma alimentação natural?

Comer produtos naturais permite que várias vantagens sejam observadas na saúde dos praticantes desse hábito saudável. Alguns desses benefícios da ingestão de alimentos naturais são maior consumo de fibras alimentares; maior ingestão de minerais; maior ingestão de vitaminas hidro e lipossolúveis; menor consumo de sódio, gordura e açúcar e a possibilidade de manter uma alimentação livre de compostos químicos, alergênicos e tóxicos.

Alimentacao natural

Quais alimentos são classificados como naturais?

Alimentos classificados como naturais são aqueles que passam por praticamente nenhum tipo de processamento desde sua colheita até chegar à mesa do consumidor. Assim, podemos classificar como naturais os vegetais, legumes e frutas que compramos nas nossas feirinhas — ou que coletamos na nossa horta —, as carnes compradas em açougues, os cereais e leguminosas (como o arroz e o feijão), as oleaginosas e frutas secas e quaisquer outros produtos que sejam desenvolvidos com o mínimo da influência da indústria alimentícia.

Pães, massas e outras receitas que também são elaboradas com ingredientes 100% naturais também são considerados bons exemplos de que a alimentação natural pode incluir outros tipos de produtos.

EatClean

Como tornar a alimentação natural uma prática simples e presente no meu dia a dia?

Depois de ler esse artigo, pode parecer um desafio tornar a alimentação natural uma parte da sua rotina saudável — mas não é bem assim. É possível adotar uma alimentação natural de maneira simples, prática e saudável.

O primeiro passo é criar o hábito de fazer o máximo de suas refeições por dia em casa, preparando e selecionando os próprios alimentos, criando uma relação mais íntima com sua própria alimentação. Outro passo é contar com a ajuda de snacks simples, saudáveis e que ajudam a controlar o apetite, aumentar a ingestão de nutrientes e, principalmente, garantir o prazer na hora de se alimentar — como as oleaginosas, as frutas secas e muitas outras alternativas saudáveis e nutricionalmente completas para você.

A prática da alimentação natural é uma maneira de se reconectar com a maneira como nosso corpo sempre se relacionou com o consumo dos produtos disponíveis na natureza. Regressar a esses hábitos milenares, e extremamente saudáveis, não é também uma tarefa difícil, muito menos impossível: basta saber se organizar e tirar um tempinho para valorizar também essa parte importante da sua vida. Você tem uma alimentação natural? Compartilhe com a gente suas experiências!


 Produtos Recomendados

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.