Bowl de banana-com-berries
Como os Alimentos podem Causar Gases e Desconfortos Estomacais
27 de setembro de 2016
Cookies
Cookies de uva passa com castanha do Pará
29 de setembro de 2016
Exibir tudo

Intolerância a Lactose – O que é e Como Driblar esse Mal?

alimentos-lactose

alimentos-lactoseCerca de 70% da população do mundo não podem tomar leite nem consumir laticínios (com exceção do iogurte) sem ter problemas gástricos. E genético e acontece mais freqüentemente entre os descendentes de povos africanos, asiáticos e mediterrâneos. O proble­ma é causado pela deficiência de lactase, uma enzima necessária à absorção e digestão do açúcar do leite, a lactose.

Indigerido, o açúcar do leite permanece no cólon e fermenta, causando incômodo intestinal – dor abdominal, gases e diarreia – que às vezes desafia diagnósticos ou é equivocadamente considerada uma doença intestinal séria.

A quantidade de aborrecimentos causados pelo leite depende da gravidade de sua deficiência de lactase. Dos indivíduos com intolerância à lactose, 60 a 80% deles ainda conseguem tomar um único copo de leite sem problemas e cerca de metade pode tomar dois copos de leite.

Um estudo revelou que as pessoas normais absorviam 92% da lactose do leite; os indivíduos com intolerância à lactose absorviam apenas 25 a 58%.

O leite é rico em vitamina D, fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo e para a saúde do esqueleto. Porém, caso você retire esse alimento de sua dieta, você pode obter os benefícios da vitamina D através dos ovos ou dos peixes.

Alguns iogurtes

O iogurte é seguro porque vem pré-digerido. Em um dos pe­quenos milagres da natureza, as bactérias do iogurte assumem o papel da enzima ausente e digerem a maior parte do açúcar do leite para você.

Duas cultu­ras de bactérias, Streptococcus thermophilus e especialmente Lactoba­cilius bulgaricius, que transformam o leite em iogurte, ingerem gran­de parte da lactose do leite durante a fermentação, e, uma vez no intestino, comem o resto da lactose.

Certifique-se de que o iogurte tenha culturas de bactérias vivas, como praticamente todos os iogur­tes comercializados; as bactérias mortas não funcionam. O iogurte natural tem mais atividade antilactose do que os iogurtes com sabor. A nata e o leite acidófilo, embora fermentados, ainda causam tantos problemas nas pessoas quanto o leite normal.

Produtos Recomendados

[magento pid=’LJ-CB-MC, LJ-TR-SM, LJ-SUP-TM’]

 

Os comentários estão encerrados.