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O que é gordura saturada e trans?

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Carboidratos, proteínas, glúten, gorduras trans e saturadas… São diversas as substâncias que compõem os alimentos e influenciam diretamente a nossa saúde. Por isso é importante ter uma dieta saudável!

Mas alimentar-se bem não significa restrição total! É preciso manter o equilíbrio e entender como os alimentos e seus nutrientes funcionam, para que se faça as escolhas certas.

E não pense que as gorduras não devem estar inclusas nas suas escolhas alimentares! Elas possuem diversos benefícios para o nosso organismo quando consumidas nas quantidades ideais.

Quer conhecer mais sobre essas substâncias e saber o que é gordura saturada e trans? Então, vamos lá!

O que são gorduras saturadas trans?

Diversos foram os estudos realizados para que fosse possível entender quais os benefícios e malefícios desses tipos de gorduras no organismo humano. A gordura saturada é aquela presente em alimentos de origem animal — como carnes, manteiga, leite e queijos — e vegetais — coco, azeite de dendê e cacau.

A absorção desse tipo de gordura no organismo não é limitada, por isso a sua ingestão promove um efeito maior sobre a presença de colesterol no sangue humano. Isso ocasiona o aumento da concentração do colesterol ruim no organismo.

Já a gordura trans é resultado do processo natural de bio-hidrogenação ou processo industrial de hidrogenação de óleos e vegetais marinhos, ou seja, elas não são produzidas pelo organismo humano.

Sua principal fonte na dieta é a gordura vegetal hidrogenada, presente em bolachas recheadas, biscoitos, sorvetes e alimentos fast-food. O principal efeito metabólico está nas doenças cardiovasculares, pois esse tipo de gordura eleva o colesterol ruim e reduz o colesterol bom, além de prejudicar a sensibilidade à insulina.

Vale ressaltar que os malefícios causados pelas gorduras saturadas e trans são resultantes do consumo em excesso. Por isso, não é necessário excluir do seu cardápio os alimentos que contêm essas substâncias, somente reduzir a quantidade ingerida.

Existem gorduras boas?

Sim! Apesar de sempre ouvirmos que as gorduras fazem mal ao nosso corpo, é possível reverter esse quadro por meio do consumo de gorduras boas!

Elas são também conhecidas como gorduras insaturadas — monoinsaturada e poliinsaturada – e têm efeito positivo para nossa saúde. Possuem origem vegetal e fazem com que o colesterol ruim no organismo seja diminuído, sendo mais benéfica que a gordura saturada. Porém, ainda assim é preciso que sejam consumidas em pequenas quantidades, pois em excesso podem causar doenças coronarianas.

As gorduras poliinsaturadas são ricas em ácidos graxos essenciais, ômega 6 e ômega 3, que não são produzidos pelo organismo, mas necessitam ser consumidas por meio da alimentação. Seu único ponto negativo é que reduzem o colesterol bom e ruim concomitantemente. São encontradas em alimentos como girassol, óleo de soja, alguns tipos de peixes, canola, milho, sementes de abóbora e nozes.

As gorduras monoinsaturadas são mais benéficas no combate ao colesterol, pois elas reduzem somente o colesterol ruim no sangue, além de estimular os níveis de colesterol bom. Também diminuem as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Alimentos que são boa fonte desse tipo de gordura são azeite de oliva, amendoim, abacate, nozes e óleo de canola.

Agora que você já sabe diferenciar o que é gordura saturada e trans, pode se alimentar adequadamente e ter uma vida saudável!

Quer complementar a sua dieta? Então entenda como incluir snacks saudáveis na sua alimentação!

Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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