Guia Pratico Alimentacao Natural
Guia prático da alimentação natural
23 de outubro de 2015
Box de Novembro Made in Natural
O que vem na caixa: Novembro
4 de novembro de 2015
Exibir tudo

Outubro Rosa: 6 alimentos que ajudam no tratamento e prevenção do câncer de mama

Pink ribbon istock

A alimentação e os hábitos de vida refletem diretamente na saúde. Não é novidade que uma alimentação pouco balanceada, rica em gorduras, açúcares e carne vermelha pode levar a diversas doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e o temido câncer, que nada mais é do que uma multiplicação anormal e descontrolada de uma célula de determinado órgão.

Seu processo de aparecimento é multifatorial, ou seja, fatores genéticos associados a hábitos de vida mantidos durante a vida, como fumar, beber e se alimentar incorretamente podem desencadear no processo cancerígeno.

Segundo a World Cancer Research Found (WCRF) e o American Institute for Cancer Research (AICR), muitos casos de câncer poderiam ser evitados apenas com mudança de hábitos de vida. Na edição de dezembro de 2011, o Britsh Journal of Cancer foi ainda mais longe e apontou que cerca de 40% de casos de câncer em mulheres podem ser evitados com hábitos saudáveis.

Além de ajudar a prevenir o aparecimento da doença, alguns alimentos também têm propriedades quimioterápicas que diminuem sua evolução, como azeite, frutas e leguminosas, enquanto outros alimentos podem acelerar o processo carcinogênico, como gorduras, pães, carne vermelha e frios (especialmente os embutidos).

No post de hoje, vamos falar sobre esses alimentos — e, já que, no mês de Outubro, o foco é na saúde das mulheres, confira 6 alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de mama!

Tomate

tomatoesA substância presente no tomate que auxilia na prevenção do câncer de mama é o licopeno, importante agente antioxidante. Ele pode ser ingerido na forma de molho de tomate ou cozido associado a uma gordura boa, como azeite cru.

Frutas vermelhas

267117-SepikOs principais nutrientes fitoterápicos encontrados em frutas vermelhas, especialmente amora e framboesa, são as antocianinas, que auxiliam no combate a lesões pré-malignas — ou seja, que aparecem anteriormente ao câncer —, além de evitar a formação de vasos sanguíneos ao redor do tumor, o que dificulta seu crescimento. Podem ser ingeridas sozinhas ou com iogurtes.

Brócolis

BrócolisUm estudo publicado pela American Association of Cancer Research revela que o consumo de brócolis pode ajudar a prevenir o câncer de mama. O sulforafano, substância presente nesse vegetal, pode auxiliar na destruição das células cancerígenas. O consumo indicado é de meia xícara de chá ao dia.

Cenoura

carrotsO betacaroteno, presente na cenoura, é um agente antioxidante e seu consumo diário na pré-menopausa pode reduzir os casos de câncer de mama em até 17% das mulheres, de acordo com o que afirma a Harvard School of Public Health.

Uva

Concord-Grape-Pie-1O resveratrol, substância presente nas uvas, reduz a incidência de câncer, pois combate o estrógeno. Esse hormônio, de acordo com um estudo publicado na Cancer Prevention Research, é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Especiarias

spice3Alguns temperos, como a pimenta preta e o curry, podem auxiliar na destruição de células cancerígenas, sem afetar as células saudáveis do corpo. No caso da pimenta, o principal componente que ajuda na prevenção do câncer de mama é a capsaicina, substância antioxidante que combate a inflamação.


E você, tem o costume de consumir esses alimentos no dia a dia? Compartilhe em nossos comentários suas receitas prediletas e não se descuide da sua saúde!

Guia_Descomplicado_da_Alimentacao_Saudavel

Fabio Aubin
Fabio Aubin
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.