fundo parallax

Qual a importância das fibras na prevenção do câncer?

alimentos que impulsionam a concentracao
Quais alimentos consumir e quais evitar para melhorar sua concentração
11 de outubro de 2016
Aplicativo Responsa
Responsa o aplicativo do consumo responsável
18 de outubro de 2016
 

Fibra é uma das palavras mais ouvidas quando o assunto é adotar uma alimentação saudável. As fibras estão por toda parte, em pães, massas, biscoitos, frutas e verduras e, com certeza, qualquer pessoa que queira mais saúde em seu dia a dia precisa adotá-las como queridinhas da dieta. Seus benefícios são tantos que chegam à prevenção do câncer!

Já se sabe que as fibras são importantes para ajudar a regular o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre. Porém, recentemente, cientistas descobriram que, além disso, a ingestão regular de fibras também ajuda na prevenção do câncer colorretal e de intestino grosso. Essa pesquisa foi publicada na revista científica British Medical Journal e aconselha o consumo diário de 90 gramas de fibras insolúveis como forma de reduzir em 20% o risco de desenvolver a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino é o terceiro tipo mais incidente no Brasil e pode ser prevenido. Recomenda-se a realização do exame de colonoscopia como medida preventiva e alguns hábitos de vida mais saudável.

Hábitos saudáveis que ajudam na prevenção do câncer

Para contribuir na prevenção do câncer de intestino, o ideal é aumentar o consumo de fibras insolúveis, pois elas são capazes de reter algumas substâncias tóxicas que foram ingeridas ou até mesmo produzidas no trato intestinal durante os processos de digestão. Além disso, também reduzem o tempo de trânsito intestinal e o tempo de contato entre a superfície do intestino com outras substâncias carcinogênicas.

Alguns alimentos ricos em fibras insolúveis que são facilmente adaptados para o seu cardápio do dia a dia são: farelo de trigo, cascas de frutas, milho, feijão, cereais, verduras folhosas, abóbora, cereais inteiros e pão integral.

Benefícios importantes das fibras

Além de contribuir para a saúde intestinal, as fibras solúveis e insolúveis são benéficas para nossa saúde em geral. Podemos citar alguns:

Ajuda a emagrecer

Ao entrar em contato com o estômago, as fibras formam um gel. Isso aumenta a saciedade e evita exageros durante as refeições, ajudando quem quer emagrecer.

Ajuda a diminuir o colesterol

Esse mesmo gel que aumenta a saciedade também captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do LDL, também conhecido como o mau colesterol. Além disso, a fermentação das fibras produz componentes que reduzem a síntese de colesterol no fígado.

Ajuda no controle da diabetes

As fibras ainda retardam a velocidade com que é feita a digestão de carboidratos. Isso faz com que o organismo demore mais a absorver a glicose, diminuindo os picos de insulina. Ao entrar em contato com a água, as fibras formam uma espécie de proteção em volta do alimento e dificulta a absorção de açúcar.

Ajuda a eliminar metais tóxicos do organismo

Em longo prazo, o consumo regular de fibras evita que o corpo acumule metais indesejados e traga danos à saúde.

E então? Vai acrescentar mais fibras em suas refeições e nos snacks no dia a dia visando mais saúde e prevenção do câncer? Benefícios e motivos não faltam para isso! Compartilhe com seus amigos essas dicas e espalhe mais saúde por aí!

Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

Os comentários estão encerrados.