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Saiba o que comer e não comer à noite!

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Às vezes bate aquela fome de noite e queremos comer tudo o que estiver à nossa frente, especialmente se chegamos cansados depois de um dia de trabalho. Porém, nós também sabemos que comer à noite pode trazer alguns malefícios, como por exemplo, o ganho de peso ou problemas na hora de dormir.

É por esses e outros motivos que devemos saber escolher o nosso cardápio noturno. Mas é importante deixar claro que a alimentação noturna é importante, principalmente para quem pratica musculação. Não comer antes de dormir aumenta o catabolismo, ou seja, a transformação de nutrientes, como as proteínas, para transformá-las em energia.

Se eu ficar sem jantar perco peso?

Muita gente, de forma errada, acaba pensando dessa forma e vai para a cama de barriga vazia. Sim, você deve jantar até porque passará muitas horas sem se alimentar durante o sono. O que temos que fazer é comer de forma balanceada e com alimentos nutritivos. Vamos ver abaixo o que se pode ou não comer na hora do jantar:

O que comer à noite

Carboidratos complexos

Esse tipo de carboidrato é encontrado em frutas, verduras e em alimentos integrais. Eles são ditos complexos por causa de sua cadeia molecular que demora mais para metabolizar quando comparado ao carboidrato simples. Por causa disso os carboidratos complexos são considerados de baixo índice glicêmico.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que quando nos alimentamos deles, o pâncreas libera insulina de forma gradativa. Isso impede que haja carboidrato em excesso que, por sua vez, seria transformado em células de gordura com a ajuda desse hormônio.

Carnes magras

Aproveite o período da noite para comer carnes, de preferência as magras. Não vá cair num rodízio porque a dificuldade para dormir será grande. As proteínas não elevam os índices de insulina no sangue e ainda consomem energia para quebrar as ligações fortes entre as moléculas de proteína.

Alimentos com triptofano

O triptofano é uma substância que, quando chega ao cérebro, auxilia na liberação de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a deixar o corpo mais relaxado. Neste caso, você pode consumir na hora do jantar as carnes magras, leguminosas, nozes, banana e também queijos e iogurtes desnatados.

O que não comer à noite

Carnes vermelhas

Elas são de difícil digestão e possuem maior quantidade de gordura em comparação às carnes brancas. Como você não pretende fazer nenhum exercício antes de dormir para gastar esses ácidos graxos, o melhor a fazer é ficar longe desse tipo de carne.

Alimentos gordurosos

Evite os leites vindos de fazenda, especialmente a nata, queijos muito amarelos e refeições “pesadas”, como churrasco ou feijoada. São alimentos de difícil digestão e demoram a metabolizar trazendo desconforto na hora de dormir.

Doces

Quem aí nunca assaltou a geladeira atrás de um doce que atire a primeira pedra. Como foi dito no início desse texto, os carboidratos simples, como pão branco, docinhos, chocolates e sorvetes, possuem um alto índice glicêmico. Há muito carboidrato circulando no sangue e o pâncreas libera uma grande quantidade de insulina para transformar esse excesso de carboidratos em moléculas de gordura. Comer à noite esse tipo de alimento também acelera o ganho de peso.

E você, o que come antes de dormir? Qual é o seu cardápio noturno? Conte pra gente nos comentários!


Caio Antunes
Caio Antunes
Olá, sou um dos fundadores da Made in Natural. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a se alimentarem com qualidade entre as refeições. Se precisar de algo só me dar um alô :)

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